Visual e fotografia que aprimoram a informação

Por: Daiana Constantino
Compartilhar

A cada dia uma grande notícia acompanhada de uma grande imagem. Com 100 anos de vida, o OCP reúne um arquivo rico de imagens que marcaram cada passo de Jaraguá do Sul. Feitas pelas lentes de diversos profissionais ao longo dos anos, a aliada do texto e da informação sempre impactou os leitores.

Quem hoje está no pelotão de frente, pronto para registrar diversos momentos dos melhores ângulos, é o fotógrafo Eduardo Montecino, que atua no jornal desde 2010.

“Comecei quando um amigo que já trabalhava como fotógrafo no OCP me disse que tinha uma vaga para fotografia em um jornal que ia abrir em Jaraguá, o Folha SC. Fui primeiro trabalhar na concorrência, só depois de um ano fui para o O Correio do Povo”, recorda.

“Uma imagem vale mais que mil palavras” pode até ser um bordão muito utilizado, mas o fotojornalismo tem um valor especial no universo das redações. “A foto é o meio mais rápido de comunicar algo e dentro do jornal é o grande chamariz da matéria”, ressalta Eduardo.

“O fotojornalista deve dominar as mais variadas técnicas fotográficas para poder trazer com fidelidade os fatos sob a mais diversas condições”, afirma. As imagens contam histórias, humanizam os textos, dão vida e rosto aos personagens entrevistados. Além disso, segundo Montecino, “o desafio de fotografar a cidade e suas nuances é constante e a foto mais desafiadora é sempre a próxima”.

Montecino viu na fotografia uma oportunidade de conquistar um emprego, mas descobriu-se apaixonado por essa arte. “O trabalho de repórter fotográfico é um grande compromisso com tudo, pessoas, natureza, sociedade como um todo. Levar um registro fiel e criativo é o dever de sempre do profissional fotojornalista”.

Projetos gráficos são estrutura do jornal

Além da fotografia, um jornal com qualidade se faz com um projeto gráfico agradável visualmente, que ofereça leitura confortável e uma identidade clara, sempre buscando melhorar a legibilidade dos textos.

Com mais de dez anos de casa, o diagramador Márcio Schalinski foi responsável por mais de cinco projetos de renovação do jornal O Correio do Povo. O último foi em julho de 2018. Os projetos gráficos acompanham as mais modernas tendências e oferecem recursos aos leitores.

Nessa hora, pontos relevantes ganham destaque, infografias surgem e as reportagens ganham mais fluidez. “Uma característica forte do OCP é a busca por inovações. Evoluímos constantemente. O visual do jornal é a embalagem do nosso produto principal que é a informação, por isso estamos sempre atentos às tendências do mercado e em nossas pesquisas de satisfação do cliente”, conta.

“Em equipe pensamos o novo jornal de uma forma mais organizada e atraente, aliando o clássico, marca dos nossos 100 anos de existência, com as técnicas modernas de diagramação, tornando a leitura mais leve e prazerosa”. As mudanças no projeto gráfico são pensadas constantemente.

“O próximo deve sair no aniversário de Jaraguá do Sul. Que além de modernizar o visual, vai trabalhar novos conteúdos e uma integração maior com o online, trazendo conteúdos exclusivos para nossos assinantes”, antecipa.

No OCP, Schalinski teve a oportunidade de evoluir como profissional para além da área gráfica. “Em tempos diferentes, assumi projetos desafiadores liderando a redação e também a gestão do online, que me fizeram crescer e aprender muito sobre o negócio como um todo”, afirma.

Por: Daiana Constantino