Os números que ditam o futuro

Por: OCP News
Compartilhar

Evoluir. Este é o principal objetivo da Rede OCP de Comunicação quando se vislumbra o futuro. Além de estar alinhado às tecnologias e tendências jornalísticas, a busca pela melhor experiência do público com a marca segue constante.

Para isso, uma das apostas para este ano de centenário foi na análise de dados. Melhorar a performance operacional interna, sendo mais eficiente em ganhar produtividade, rentabilidade e competitividade, é apenas um dos objetivos deste novo passo dado pelo OCP News.

Investir em ferramentas como Big Data e metodologias como Business Intelligence (BI), tem ajudado não só a conhecer melhor o público, mas também a saber o que fazer com essas informações. De acordo com o cientista de dados e consultor do OCP, Sigmundo Preissler Jr., esta é uma das grandes vantagens de se fazer essa análise. “É isto o que estamos buscando primeiramente, entender o comportamento da nossa audiência.

Assim será possível tomar decisões mais estratégicas e focadas”, explica. Atualmente está sendo construída uma ferramenta de BI que permite que se visualize os dados atuais e mais antigos, fazendo uma reunião de informações – vindas das mais diferenciadas fontes, com o objetivo de praticar melhorias em todos os setores.

“O próximo passo é colocar esses dados num sistema e elaborar relatórios dinâmicos. Assim facilitará a visualização desses números para arquitetar as estratégias”, diz Sigmundo.

Por fim, estes dados serão usados para dar mais inteligência aos serviços oferecidos pelo OCP, garantindo a distribuição de conteúdos personalizados, de maior qualidade e mais afinado com aquilo que o público gosta mais de ler, ver e ouvir.

Vislumbrando o futuro

Além do foco no público, com a análise de dados também será possível fazer outros tipos de melhorias, como entender as reais necessidades do mercado, conhecer melhor a concorrência e as estratégias que esses negócios usam, como se posicionam e como se fazer mais presente dentro de cada objetivo.

Para o presidente da Rede OCP, Walter Janssen Neto, a época atual é a mais privilegiada para entender o mercado como um todo. “Temos a sorte de viver em uma época em que podemos ter acesso a muitas informações sobre interesses e comportamentos. Queremos usar isso visando entregar o melhor conteúdo possível aos nossos leitores”, completa Janssen Neto.

Segundo o diretor de audiência e conteúdo Max Pires, a análise de dados ajuda a criar a chamada ‘experiência OCP’, pois através da informação de navegação dos usuários será possível auxiliar na criação de textos ainda melhores, tendo a certeza do engajamento.

“Isso otimiza também o tempo da redação na hora de produzir, pois é possível saber qual tipo de conteúdo converte mais, ter um alerta do que pode ser melhorado para render ainda melhor e também dos conteúdos que não foram bem aceitos”, diz Pires.

Por: OCP News