História do O Correio do Povo ganha livro

Por: Daiana Constantino
Compartilhar

Um dos presentes especiais do aniversário de 100 anos de vida do O Correio do Povo é o lançamento do livro “OCP 100 Anos – Recortes da Nossa História”. Revelando episódios divertidos, outros trágicos e todos procedentes do jornalismo e da história de Jaraguá do Sul e região, a pesquisa também traz os fatos mais importantes dos cenários estadual e nacional.

Obra feita a seis mãos pelo conselheiro editorial do OCP Nelson Pereira e os escritores e editores da Design Editora, Carlos Henrique Schroeder e João Chiodini, a “menina dos olhos” do trio promete arrancar suspiros e gargalhadas dos leitores.

Para os autores, contar a história do OCP é contar a trajetória de Jaraguá do Sul e região. Cada um deles ficou responsável por analisar e fazer os recortes de períodos diferentes desse século de existência do jornal.

“Tivemos acesso a todo o acervo com suporte técnico da Biblioteca Pública do Estado. Isso facilitou o trabalho de análise das edições”, revela Pereira. Foram estudadas mais de 8 mil edições e, segundo Schroeder, os escritores fizeram uma força-tarefa para realizar a pesquisa.

Ouça no podcast OCP: mais detalhes sobre o livro de 100 anos

 

“As edições começam a ser diárias na década de 1990”, comenta. O trio estava ansioso pelo centenário do jornal e a ideia inicial era fazer 100 grandes reportagens do O Correio do Povo e mostrar as mais significativas.

“Mas o projeto foi crescendo e não se deteve a 100 reportagens. Foram considerados os registros impactantes da história de Jaraguá e região”, destaca Schroeder.

Chiodini diz que a ideia de não limitar as reportagens que compuseram o conteúdo do livro surgiu porque não haveria como fazer uma linha do tempo. “A história do jornal são as suas matérias e reportagens. A ideia foi criar algo rico historicamente e interessante para quem lesse”, compartilha.

Jornalismo através do tempo

O valor histórico do jornal, considerado o mais antigo de Santa Catarina ainda em circulação, é inestimável e todos os principais fatos da região estão no acervo. “Uma das curiosidades do livro está no último capítulo, cujo conteúdo resgata uma seleção de anúncios inusitados nas várias épocas, como proibição de entrada em terrenos particulares sob ameaça de bala”, afirma Pereira.

Schroeder resume o livro como um panorama do jornalismo através do tempo. “Não é um recorte histórico do jornalismo. É um recorte jornalístico da nossa história”, enfatiza ele, explicando o trabalho de curadoria feito pelo trio, selecionando “interesses múltiplos, como cultura, esporte, lazer, social, política e dando qualidade a todos os temas”.

O “OCP 100 Anos – Recortes da Nossa História” é um livro para dois públicos: o leitor comum e os pesquisadores, explica Chiodini. “Esse livro vai servir para um leigo ler e compreender muito bem a trajetória de Jaraguá por uma vertente histórica-jornalística e servirá como um guia para os historiadores (e para quem mais trabalha na área) como um índice para poder aprofundar a sua pesquisa. É como se nós fizessemos um grande mosaico com vários recortes
de história, formando a face de Jaraguá do Sul”, ressalta o escritor.

Lançado ontem (9) em coquetel no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, o livro foi distribuído gratuitamente. Na oportunidade, o jornal também recebeu homenagem da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Os assinantes do OCP terão direito à versão impressa.

Você pode fazer o download da versão digital do livro neste link.

Por: Daiana Constantino