Historicamente, os meios de comunicação tradicionais seguem um modelo em que a participação do público sempre foi limitada. Com a chegada das mídias sociais, passou a existir a possibilidade de uma comunicação em forma de via de mão dupla, surgindo uma pluralidade de vozes. Agora, o espectador, o ouvinte e o leitor deram lugar ao usuário que interage ativamente com o veículo.
Sempre de olho nas tendências, a Rede OCP de Comunicação iniciou cedo a sua participação digital, tanto que hoje é referência em Santa Catarina, mostrando força e credibilidade principalmente através das redes sociais.
Com marcas diferentes fazendo parte do seu guarda-chuva, a Rede faz a distribuição dos conteúdos por meio das páginas do próprio O Correio do Povo, do ‘Aconteceu em Jaraguá do Sul’ e do ‘Por Acaso’ no Facebook, Instagram e Twitter, cada um com a própria identidade. Atualmente, as páginas do veículo estão entre as mais influentes da região.
Os perfi s no Instagram somam mais de 35 mil seguidores e os grupos de WhatsApp ultrapassam a marca dos 30 mil usuários ativos. Segundo a social media do OCP, Monalisa Fernandes, as redes sociais muitas vezes são a porta de entrada dos leitores.
“Isso mostra a força do jornal nas redes sociais, sendo referência de criação de conteúdo online. Não é qualquer veículo de comunicação que chega aos 100 anos sempre se renovando e se adaptando às novas formas de se comunicar”, explica.
E esse trabalho nas redes sociais, com a distribuição de conteúdos, se refl ete nos números conquistados em acessos no ocp. news, chegando a atingir 4,5 milhões de visualizações de página em apenas um mês – número expressivo para um portal focado em notícias hiperlocais de cidades do Norte do Estado.
Marcas que somaram
Em 2018 nasceu a Rede OCP de Comunicação, quando O Correio do Povo abraçou também o ‘Por Acaso’ e ‘Aconteceu em Jaraguá do Sul’. Esses dois veículos foram importantes para alçar o OCP a um novo patamar na internet, pois já eram marcas consolidadas.
O ‘Por Acaso’ nasceu na internet há mais de 15 anos, sendo um dos primeiros veículos da região voltado ao público jovem. Já o ‘Aconteceu’, presente na região há cinco anos, sempre atendeu quem buscava por notícias de segurança com informação de última hora.
De acordo com a coordenadora de Marketing Digital, Nathália Baldon, essas marcas também trouxeram equipes com profi ssionais capacitados e antenados às tendências digitais, fazendo o OCP avançar na forma em que são produzidos e compartilhados os conteúdos.
“A nossa equipe acredita na importância das redes para facilitar o diálogo com a comunidade, por isso tentamos estar presentes da melhor forma em todas elas. Nosso plano é sempre ampliar o contato com o público, independente do meio”, acrescenta.