Informação de qualidade em diferentes linguagens

Por: OCP News
Compartilhar

Um levantamento realizado em 2018 pela Domo, empresa norte-americana especializada em inteligência de dados, revelou o volume de conteúdo consumido por minuto na internet. Segundo a análise da companhia, a cada 60 segundos, mais de quatro milhões de vídeos são assistidos no YouTube e mais de 750 mil músicas são tocadas no Spotify.

Dados como esses mostram não só a importância, mas também a necessidade dos veículos de comunicação de fomentar a produção de materiais em áudio e vídeo. Os novos formatos possibilitam diferentes abordagens de uma mesma história e podem complementar ou apresentar algo totalmente novo para o que é inicialmente produzido apenas em texto.

A Rede OCP de Comunicação sempre esteve na vanguarda da produção de conteúdo multimídia no seu mercado. Há pelo menos oito anos, o O Correio do Povo conta com um canal no YouTube que é atualizado regularmente. Além de matérias factuais, a plataforma também hospeda vídeos de reportagens e séries especiais.

Mesmo tendo sede em uma cidade considerada de pequeno porte, o OCP costuma apostar em tendências mundiais antes mesmo delas caírem no gosto da população da região. O OCP Live, núcleo de produção multimídia, está à frente destes projetos. Um dos destaques da rede neste quesito é o programa esportivo Arena OCP, apresentado pelos jornalistas Dyovana Koiwaski, Gabriela Bubniak e Lucas Pavin.

A atração, que vai ao ar semanalmente por meio de transmissões ao vivo, reúne torcedores e apaixonados por esportes. Segundo Gabriela Bubniak, as “lives” atendem ao desejo do público por instantaneidade, mas em um novo formato. “Hoje, a informação circula a todo momento, então é essencial que se pense em maneiras diferentes de entregar o que as pessoas estão procurando”, acredita.

“Nesse formato conseguimos trabalhar os assuntos de forma mais leve e descontraída, mas igualmente informativa”, completa. A jornalista também destaca os benefícios dos vídeos ao vivo para o relacionamento entre o veículo e o público.

“Estes programas são pensados para estimular o engajamento, pois qualquer pessoa assistindo pode participar com comentários e sugestões”, avalia Gabriela.

Uma experiência completa

Para o diretor de conteúdo e audiência Max Pires, a produção de vídeos, lives e podcasts complementa a experiência OCP de se consumir notícias. “Com isso, criamos um ambiente de possibilidades praticamente ilimitadas”, afirma.

Um acontecimento de última hora, por exemplo, pode ganhar uma cobertura ao vivo, um vídeo editado para o YouTube, uma matéria mais elaborada, podcasts sobre o tema e outras abordagens.

“Estes diferentes formatos permitem que as histórias contadas nas páginas da edição impressa do O Correio do Povo sejam apresentadas com mais detalhes e que se tornem ainda mais atrativas para o público”, explica Pires.

Por: OCP News