Há exatos 100 anos, o jornal O Correio do Povo nascia para fazer parte da vida dos jaraguaenses. O diário mais tradicional do Vale do Itapocu completa um século de vida como o jornal mais antigo em atividade em Santa Catarina e fi gurando entre os 30 veículos de comunicação impressa mais antigos em circulação no Brasil, conforme a ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Integrando a Rede OCP de Comunicação, o diário celebra o seu primeiro centenário em plena forma num cenário cada vez mais desafi ador e de renovação. A rede mantém a missão de “informar os fatos que impactam a vida da comunidade”. “Nesse contexto hiperlocal, o papel do jornal é o de estar comprometido e inserido em sua comunidade, não só como agente de informação, mas também de transformação”, garante o diretor superintendente do jornal, Marcelo Janssen.
Para o diretor de conteúdo e audiência Max Pires, O Correio do Povo está numa posição privilegiada por fazer parte da história de Jaraguá do Sul. “Acredito que todo jaraguaense em algum momento da vida foi impactado pelo nosso veículo e, por isso, temos uma relação muito próxima com as pessoas da nossa cidade”, avalia Pires.
“Nenhum outro veículo conhece nossa região como nós e este olhar de quem é daqui faz toda diferença na hora de produzir um conteúdo com alto potencial de engajamento”, completa. Os diretores, assim como toda a equipe, se empenham na integração entre o impresso e o digital. “As duas plataformas não são concorrentes, pelo contrário, elas se complementam e criam a experiência OCP de se consumir notícias”, aponta Max Pires.
Ouça no podcast OCP: o impresso vai acabar?
Dentro dessa experiência OCP, o público começa a sua leitura no jornal impresso e continua sua busca por mais informações no portal ou até mesmo escutando podcasts no trânsito enquanto vai para o trabalho.
“Nossa obrigação é informar os leitores e faremos isso da melhor forma em qualquer meio que ele escolher”, ressalta o diretor de conteúdo. Segundo Janssen, a empresa acompanha de perto as tendências do mercado e, principalmente, acompanha a evolução de comportamento do público.
“Apenas um bom conteúdo não basta, temos que saber onde e como distribuir a informação”, explica. “Cada plataforma ou rede social possui uma linguagem diferente e nos adaptamos a ela sem perder a nossa essência”, declara.
Um novo portal
Em 2018, após unificação com as marcas Por Acaso e Aconteceu em Jaraguá, o portal OCP Online se transformou em OCP News e, em poucos meses, se tornou um dos veículos de maior audiência em Santa Catarina.
“Sabemos que em um mundo altamente conectado, com vários meios disputando o clique do usuário, é essêncial produzir um conteúdo que apaixone e engaje as pessoas, pois apenas desta maneira conseguiremos atrair a atenção delas”, declara Max Pires.
Para o futuro, a estratégia da Rede OCP de Comunicação é obter a liderança nas regiões de Balneário Camboriú, Chapecó, Criciúma e São Bento do Sul por meio de licenças, como aconteceu recentemente com o OCP Vale Europeu. Este projeto de expansão complementa as praças onde o OCP já está consolidado: Vale do Itapocu, Grande Florianópolis e Joinville.
Segundo Marcelo Janssen, o desafio é encontrar licenciados com os mesmos valores. “Buscamos pessoas que pensam como nós e que possuem a visão que temos para o mercado”, avalia o diretor.
Janssen destaca a bagagem de conhecimento que os licenciados têm acesso ao adotar a marca OCP. “Abrimos nossa experiência de mais de 10 anos em comunicação digital, mídia e tecnologia e oferecemos todo o suporte necessário”, garante.
O desafio do mercado de anúncios
Mais de 50% das compras efetuadas em lojas físicas brasileiras foram influenciadas por algo que os consumidores conectados viram na internet. Isso prova o poder de sugestão dos ambientes digitais, porém outros fatores offline também pesam na decisão de compra. É aí que se destacam as diferentes plataformas que o OCP oferece para os leitores e anunciantes.
Por ser um veículo multiplataforma, o OCP consegue entregar uma experiência completa para os seus clientes. “Um texto no impresso pode ser complementado com um podcast ou com um jogo de perguntas e respostas em nosso portal, pois a criatividade é o limite para as possibilidades”, garante o diretor de conteúdo e audiência Max Pires.
Pensando em desenvolver as melhores estratégias para quem escolhe anunciar com o OCP, o setor de Sucesso do Cliente e o OCP Studio foram implementados em 2018 com foco na produção de soluções integradas e diferenciadas. “Não faz sentido desenvolver estratégias separadas para a mídia impressa e o digital se o nosso público faz uso das duas plataformas”, reflete Janssen.
“Nós trazemos resultado para os nossos anunciantes porque pensamos de maneira integrada e inovadora”, garante. Segundo a coordenadora do OCP Studio, Gabriela Bubniak, as campanhas e conteúdos publicitários são produzidos pensando não somente no sucesso do cliente, mas também no que o público quer consumir.
“Um conteúdo comercial pode, sim, emocionar, impactar e engajar. Por isso, sempre nos perguntamos o que as pessoas querem ler, ouvir e até mesmo sentir, pensando na valorização e satisfação dos clientes e leitores”, explica.
Agora, com esta equipe especializada e criativa, focada na produção dos conteúdos comerciais, o OCP consegue oferecer todo o suporte para o cliente e, junto dele, buscar os melhores resultados, além do alto engajamento do público.
“Já tivemos diversos cases de sucesso e feedbacks incríveis, a ponto de dobrar – e até triplicar – as vendas ou serviços de empresas da região. Ficamos felizes com esses resultados e é o que nos impulsiona a melhorar e pensar em novas estratégias todos os dias”, finaliza Gabriela.